A internet parou nesta semana para falar sobre o possível retorno do Orkut, considerada por muitos a rede social preferida dos brasileiros, que fez um tremendo sucesso entre 2004 e 2010. Mas, afinal, o Orkut voltou? O que podemos esperar para o futuro? Calma que a gente vai te contar tudo o que você precisa saber!

O Orkut voltou?
Não, o Orkut não voltou, ainda. Na verdade, o domínio (site) orkut.com foi reativado na quarta-feira (27), depois de oito anos, mas isso não significa que a volta da rede social está de volta. O que causou um tremendo alvoroço na internet foi um comunicado publicado no site em que Orkut Buyukkokten, criador da rede social, informa estar “construindo algo novo”.
No texto, o criador conta que desenvolveu a rede social há 17 anos, quando ainda era um engenheiro de software no Google, e que, em pouquíssimo tempo, essa rede social se tornou a número um do mundo na época, com mais de 300 milhões de usuários.
Mas o que realmente chamou a atenção de todos os usuários foram as críticas direcionadas para as redes sociais atuais. Na visão de Orkut Buyukkokten, o ódio tomou conta da internet e todas as ferramentas devem nos servir, não nos dividir. Veja um trecho na íntegra:
“O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.
Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”.
Por essas razões citadas no texto, Orkut alega estar “construindo algo novo” e que, em um futuro breve, deve retornar com novidades.
Vale destacar que não foi confirmado se o projeto será de fato uma rede social ou se terá o nome Orkut. Além disso, datas sobre um possível retorno também não foram divulgadas. Ao fim do comunicado, é possível ainda se inscrever para receber atualizações sobre o projeto via e-mail.
Embora não haja mais nenhuma informação que realmente confirme que o Orkut voltou, o texto publicado fez com que a internet já comemorasse o suposto retorno. No Google Trends, ferramenta que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra ao longo do tempo, mostrou que esse foi o assunto mais procurado na semana. Além disso, Orkut também esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter.
Por que o Orkut acabou?
Afinal, se o Orkut era tão querido por aqui, por que acabou? Certamente muitos fizeram essa pergunta ao notarem a agitação na internet por um suposto retorno.
A rede social foi criada em janeiro de 2004 e logo virou um fenômeno, o que gerou a sua venda para o Google em 2008. O Brasil era o principal público do Orkut, que chegou a ter 30 milhões de usuários ativos por aqui.
Em março de 2011, o Google ainda estava divulgando a proeminência do Orkut no Brasil como um sinal de que a empresa tinha uma rede social a ser reconhecida. Naquela época, o Orkut tinha 32,7 milhões de usuários no Brasil, número considerado três vezes maior que o Facebook à época.
Mas, infelizmente, essa enorme vantagem numérica durou muito pouco tempo. Seis meses depois, o Facebook assumiu a liderança e o Orkut nunca mais reinou. Em um estudo da comScore sobre o tempo gasto em redes sociais no Brasil na época, por exemplo, o Facebook liderou com 92,8% do total, enquanto a rede social do Google tinha menos de 2%.
A partir disso, o Orkut foi perdendo seu prestígio, até que, em dezembro de 2014, o Google resolveu encerrar suas atividades, mesmo contra a vontade da maioria dos usuários que ainda habitavam a plataforma. Mas a verdade é que a rede social há anos sofria com a perda de espaço para o Facebook, que crescia de maneira exponencial.
Então, já esquecido pela maioria dos usuários brasileiros devido ao avanço do Facebook, o Orkut foi deixado de lado pelo Google.
E agora, será que o Orkut vai voltar? Deixe a sua opinião nos comentários!