Que a população mais vivida está cada vez mais conectada já não é novidade para ninguém. Basta ver a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), na qual apontou que 97% dos idosos acessam a internet todos os dias.
No entanto, muito provavelmente a maioria utiliza o celular apenas para se conectar às redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, e não para usar aplicativos que foram criados para ajudar no nosso dia a dia.
Os aplicativos para idosos prezam principalmente pela simplicidade de uso e adicionam recursos relevantes para o seu dia a dia.
Tem app para ajudar na organização dos remédios, para diversão e até para encontrar um novo amor! A seguir, conheça sete aplicativos para os mais vividos!
1- Cody Cross – Palavras Cruzadas
Fala sério, quem aí não adora passar horas fazendo as palavras cruzadas? O que pouca gente sabe é que as revistinhas estão sendo deixadas de lado. Agora você pode se divertir usando o seu celular!
O CodyCross, por exemplo, conta com palavras cruzadas ilimitadas. Ou seja, é diversão (e exercício para a memória) a todo momento! Ele também é gratuito e está disponível para Android ou iOS.
É importante lembrar que as palavras cruzadas ajudam a acelerar o raciocínio e adiar as doenças do cérebro. Essa atividade é um dos instrumentos mais usados para tratar de doenças relacionadas à perda de memória, pois, quanto mais informação o cérebro recebe, mais sedento ele fica de novos conhecimentos.
2- Caixa de Remédio
A Caixa de Remédio, como o próprio nome já entrega, tem como principal objetivo ajudar os mais vividos a lembrar de tomar os medicamentos no dia a dia, no momento e na quantidade certa.
Ao baixar esse aplicativo, ele envia as notificações do remédio conforme a prescrição médica e até mesmo apresenta a descrição dele lendo o código de barra que vem na caixa. O Caixa de Remédio é gratuito e está disponível tanto para dispositivos Android (Motorolas, Samsungs e Xiaomis, por exemplo) quanto para iPhones.
3- Easy Idoso
Independentemente da idade, praticar exercícios físicos é fundamental para manter a saúde em dia. Um estudo publicado em 2018 pelo British Journal of Sports Medicine, por exemplo, revelou que algumas horas semanais de atividades já são o bastante para diminuir o risco de problemas de saúde em pessoas idosas de forma considerável.
Inclusive, a própria pesquisa destaca que cerca de 30 minutos todos os dias já é o suficiente para reduzir o risco de doenças comuns na terceira idade em 17%. Pensando nisso, o aplicativo Easy Idoso certamente pode te dar uma mãozinha!
O Easy Idoso, disponível para Androids e iPhones, conta com catálogos de atividades e indica onde existem associações de atividades ao ar livre para a terceira idade. Além disso, o app também serve como uma agenda para eventos e localização dos serviços úteis na região.
Leia também: Atividades para idosos: conheça cinco exercícios
4- Ludijogos
Outra opção de entretenimento é o Ludijogos, um aplicativo que conta com dezenas de jogos clássicos, como o famoso buraco, xadrez, dominó, bingo, entre vários outros disponíveis. Ele é gratuito, e pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS e até mesmo em seu computador.
5- Dits
O Brasil é o quinto país no mundo em incidência de diabetes, com quase 17 milhões de doentes adultos, de 20 a 79 anos, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. O que mais chama a atenção é que a estimativa da incidência em 2030 chega a 21,5 milhões.
Pensando em ajudar milhões de pessoas a se manterem ativas e saudáveis, a empresa farmacêutica Sanofi desenvolveu o Dits, um aplicativo que auxilia no controle diário da diabetes.
O app, que é bem simples e intuitivo, conta com funções que monitoram frequentemente a glicemia e ajustam medicações em geral ou insulinas, mediante orientação médica, contribuindo para prevenir complicações.
Além disso, ele permite o compartilhamento das informações com o médico que acompanha o tratamento. O Dits também é gratuito e está disponível para Android ou iOS.
6- Be2
Está a procura de um novo amor? Sim? Então temos a solução: Be2, um aplicativo de relacionamento criado especificamente para pessoas com mais de 60 anos. No app, você pode encontrar pessoas da sua região, da idade de sua preferência e que compartilham os mesmos interesses.
Ah, mas lembre-se que, ao marcar um encontro com um pretendente, escolha locais acessíveis (e públicos, se possível) e envie suas informações de localização para alguém de confiança.
7- Aplicativo da Mais Vívida
Para fechar a nossa lista de aplicativos para idosos com chave de ouro, você sabia que a Mais Vívida agora tem um app para chamar de seu?
Isso mesmo, a nossa ferramenta de conhecimento é leve, tem conteúdos gratuitos e, o mais importante, é extremamente fácil de usar. Com o app, você pode aprender a mexer em vários outros aplicativos por meio de videoaulas super interessantes e didáticas. Os vídeos são curtos e você pode tirar uma dúvida de cada vez ou, se preferir, separar uma hora e assistir todos de forma contínua.
Diferentemente dos outros, não é preciso fazer o download do app da Mais Vívida na sua loja de aplicativos. Apenas digitar o endereço no navegador app.maisvivida.com.br e, ao acessar pela primeira vez, instalar o ícone no seu telefone.
Como baixar esses aplicativos?
É muito simples! Siga o passo a passo que preparamos para você logo abaixo:
- Abra a sua loja de aplicativos (App Store, para iPhones, e Google Play, para Androids como Samsungs e Motorolas)
- Procure pelo nome do aplicativo que deseja
- Clique em baixar
- Inicie o aplicativo depois que concluir o download.
E aí, o que achou das nossas dicas de aplicativos para idosos? Caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!