Quer saber como baixar o título eleitoral digital? A gente preparou um passo a passo extremamente fácil para te ajudar nesse momento tão importante no nosso país.
Criado em 2018 (na última eleição presidencial), o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o “antigo” título de eleitor impresso, mas que também conta com uma série de funcionalidades que facilitam – e muito – a vida de todos nós eleitores.
Baixar o título eleitoral digital vai muito além de apenas ser uma pessoa “moderna”. O aplicativo certamente vai te ajudar no dia das eleições – além de ser extremamente fácil de usar. Quer saber mais? Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber e, claro, o nosso passo a passo de como baixar o título eleitoral digital.
Como funciona o título eleitoral digital?
O e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor. Ele permite que você acesse por meio de seu smartphone ou tablet uma via digital do título. Ao baixar o aplicativo é disponibilizado uma via digital do seu título de eleitor com todas as informações que já constam no documento impresso, como:
- Nome do eleitor
- Data de nascimento
- Número de inscrição
- Zona e seção eleitoral
- Município
Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.
Benefícios de baixar o e-Título
O principal benefício de baixar o título eleitoral digital é que você não vai precisar fuçar a casa inteira para encontrar o seu título impresso que está guardado há anos.
Brincadeiras à parte, o aplicativo é extremamente útil porque informa o local de votação e os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico não precisam levar a via impressa do título e nem um documento com foto, já que a via digital disponibilizada no aplicativo é o suficiente.
Além disso, o e-Título permite que uma série de situações que antes era preciso ir até um cartório eleitoral sejam resolvidas através do app. Isso sem contar que o aplicativo disponibiliza a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais, documentos que podem ser solicitados para alguns procedimentos da vida civil.
Como baixar o título eleitoral digital: passo a passo
Se você deseja usar o e-Título nesta eleição, basta inserir o número do título ou do CPF, seu nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados. Veja a seguir o passo a passo de como baixar o título eleitoral digital no seu celular Android:
- Abra a sua loja de aplicativos Google Play
- Na lupa de pesquisa, escreva “e-Título”
- Clique na primeira opção e depois aperte no ícone de baixar.
- Inicie o aplicativo depois que concluir o download.
Em iPhones (iOS):
- Abra a sua loja de aplicativos App Store
- Aperte em Buscar, no canto inferior direito da tela, e escreva “e-Título”
- Clique na primeira opção e depois aperte no ícone de baixar.
- Inicie o aplicativo depois que concluir o download.
Como usar o e-Título
Agora que você já sabe como baixar o título eleitoral digital no seu Android ou iPhone, vamos te mostrar um pouco mais sobre como você deve utilizá-lo. Ao abrir o aplicativo, você deve clicar em “Próximo” e “Começar no e-Título”. Depois:
- Leia os termos de uso e, no final da página, marque a opção que está de acordo com as normas e depois clique em “Continuar”.
- Insira seu nome, data de nascimento, CPF ou Inscrição, nome da mãe e nome do pai.
- Aperte em “Entrar no e-Tìtulo”
- Responda às perguntas que a plataforma irá te apresentar
- Insira a sua senha ou crie uma, caso nunca tenha usado o aplicativo.
- Pronto, seu e-Título já está pronto para ser usado no dia da eleição.
No ícone do e-Título você tem acesso ao seu título eleitoral digital e todas as informações contidas nele. Na aba ao lado, escrito “Onde Votar”, é possível o local, a zona e a sessão do seu voto. Também há a aba de Notificações e a última com “Mais Opções”, onde é possível emitir certidões, justificar votos e consultar e emitir débitos eleitorais.
Caso tenha feito o cadastro da sua biometria, a sua foto vai aparecer junto às outras informações. Se ainda não fez, o app não incluirá uma imagem. Por isso, para votar com o e-Título, você precisará apresentar também um documento com foto.
Baixe o e-Título o quanto antes!
Vale destacar que quem quiser usar o aplicativo para se identificar ou apresentar a justificativa eleitoral no dia da votação precisará deixar tudo planejado com certa antecedência.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) , em 1° de outubro, um dia antes do primeiro turno das eleições, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.
Por essa razão, é fundamental não deixar para a última hora. Faça agora o download do e-Título no seu celular!
Observação: o título de eleitor impresso continua valendo. Ele deve ser apresentado junto com o RG ou a carteira de habilitação para o mesário da sua sessão.
Continue acompanhando o nosso blog
E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como baixar o título eleitoral digital e como utilizar o aplicativo no dia da eleição, não deixe de conferir outras dicas de aplicativo no blog da Mais Vìvida!
Ah, caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!