Não importa quantos gigas o seu aparelho smartphone possui de fábrica, em algum momento você pode precisar realizar uma varredura completa nele para melhorar o seu desempenho. Mas, afinal, como limpar a memória do celular?
Se você possui um celular travando muito em mãos, saber como limpar memória do celular pode te ajudar a resolver o seu problema. Acumular fotos, vídeos, conversas e outros arquivos com o passar do tempo é normal, mas pode afetar a velocidade do seu aparelho.
Continue a leitura e veja nossas dicas para limpar a memória do celular.
Por que é importante sempre limpar a memória do celular?
Não limpar a memória do seu celular com frequência pode fazer com que o seu armazenamento fique sobrecarregado e, consequentemente, comece a apresentar alguns problemas.
Inclusive, muita gente reclama que o celular está travando com frequência e acaba trocando por um novo. No entanto, apenas uma boa limpeza ou até mesmo a formatação para as configurações de fábrica podem ser o suficientes para que o aparelho volte a funcionar da melhor maneira possível.
4 dicas de como limpar a memória do celular
Agora que você já sabe da importância de estar com a memória do celular livre de arquivos inúteis ou descartáveis, veja quatro dicas para realizar o procedimento da melhor maneira possível em seu smartphone.
1- Remova aplicativos
Esse é um erro que muita gente comete: lotar o celular de aplicativos que não usa. Sabe aquele joguinho que você jogou, jogou, jogou e enjoou ou aquele app super legal de edição de fotos que você usou apenas uma vez? Eles devem ser deletados o mais rápido possível!
Em celulares Android, você pode acessar as configurações e, em seguida, a opção de aplicativos instalados para ter uma visão geral da quantidade de memória que cada um deles está utilizando. Isso facilitará o momento de decidir qual deles vai manter no seu smartphone ou não.
Em iPhones, vá em Ajustes, depois clique em Geral e, por último, em Armazenamento do iPhone, para ter acesso às mesmas informações. Lá você poderá ver a frequência de uso e o quanto de espaço cada app consome.
2- Limpar o cachê
A memória cachê nada mais são do que arquivos de aplicativos e navegadores que ficam armazenados no iPhone e no Android de forma temporária. É um tipo de memória rápida que serve para agilizar os acessos aos serviços do smartphone, o que melhora no carregamento dos aplicativos e na economia de dados móveis (4g).
Em contrapartida, a memória cachê ocupa o armazenamento do telefone, ou seja, se não for limpada com frequência, pode afetar o desempenho do sistema.
“Mas se eu apagar a memória cachê do meu celular eu vou perder minhas fotos, vídeos e outros arquivos importantes?” Não, pois o cachê são apenas dados temporários dos apps que estão sempre se atualizando. Ou seja, não está relacionado com seus arquivos guardados na memória.
Para limpar o cachê em celulares Android:
- Acesse as configurações, deslize a tela até a opção “Dispositivo” e clique em “Aplicativos”;
- Aperte no aplicativo que gostaria de apagar o cache e, em seguida, clique na opção “Limpar cache”.
- Você também pode clicar em “Limpar dados” para liberar mais espaço.
No caso dos iPhones, não há uma opção padrão para limpar o cache de aplicativos, mas alguns programas terceiros oferecem a opção dentro das suas próprias configurações.
3- Faça uma limpa em sua galeria
A cada dia que passa, a galeria do seu celular só vai lotando. Sabe por que? Porque todos tiram fotos e gravam vídeos com frequência. Isso é normal, afinal, gostamos – e muitas vezes precisamos – registrar alguns momentos. No entanto, isso pode comprometer toda a memória do seu celular.
É importante checar a galeria com frequência e fazer uma varredura completa de fotos e vídeos descartáveis. E para liberar ainda mais espaço, você pode guardar todos os seus arquivos da galeria em um serviço de nuvem online – continue a leitura para entender.
Atente também para fotos de aplicativos, como o whatsapp, que são salvas automaticamente em sua galeria. Pode ter muita coisa que você recebeu e não necessariamente precisa ou quer guardar, como aquelas mensagens de bom dia, ou imagens e vídeos engraçados que a gente acaba vendo apenas uma vez.
O WhatsApp possui também um gerenciador de armazenamento que permite saber quais conversas possuem mais mídias e ocupam mais espaço. Por lá, é possível visualizar através dos nomes dos seus contatos quais os arquivos mais pesados enviados e escolher quais quer deletar para tornar o mensageiro mais leve.
4- Guardar arquivos em serviços de nuvem
Armazenamento em nuvem é a tecnologia que permite a usuários armazenar, manter e acessar dados em servidores na internet. Assim, basta estar conectado à internet para acessar os seus arquivos, que já não ocupam mais espaço na memória do seu celular.
Essa é uma boa alternativa principalmente para quem gosta de tirar muitas fotos ou gravar vídeos com frequência. Salvando em uma nuvem, além de manter seus arquivos protegidos, o seu smartphone não ficará tão sobrecarregado.
O Google Drive, por exemplo, é a plataforma de armazenamento em nuvem gratuita do Google que oferece 15 GB de espaço gratuito para que o usuário guarde o que quiser nos servidores e acesse remotamente em qualquer dispositivo conectado à internet.
Embora o Google Drive possa ser usado por qualquer dispositivo (basta baixar o aplicativo e criar uma conta do Google), o iPhone conta com um serviço exclusivo chamado iCloud Drive que é mais usado pelos seus usuários, pois através dele você pode sincronizar todos seus dispositivos Apple – o que significa que você verá os mesmos arquivos em seu telefone, computador ou iPad
O iCloud armazena os arquivos na nuvem, mantendo a organização por pastas para que você sempre tenha seus arquivos salvos em algum local e não precise ocupar o armazenamento. Ele vem com 5GB de armazenamento gratuito (na nuvem), mas, caso seja necessário, você pode pagar por um espaço adicional (os preços costumam ser acessíveis).
Agora que você já sabe como limpar a memória do celular, continue acompanhando o blog da Mais Vívida e tenha acesso a conteúdos incríveis sobre tecnologia.
Ah, caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!
Gostaria muito de assistir todas aulas mais dessa vez não me foi possível mais achei muito importante ter descoberto muitas coisas que eu não sabia como resolver os problemas as aulas são realmente muito importantes. Obrigado até a próxima.