Que tal divulgar o seu negócio em uma das redes sociais que mais crescem no mundo inteiro? Até parece ser uma tarefa extremamente difícil, mas a boa notícia é que alcançar grandes resultados no Instagram não é tão complicado quanto parece.
Em 2016, a Meta, empresa dona da rede social, criou o Instagram for Business, ou Instagram para negócios, traduzindo para o português, uma ferramenta desenvolvida especificamente para ajudar empresas a alcançarem melhores resultados na plataforma.
Para te ajudar a conquistar os melhores resultados usando o Instagram para empresas, preparamos um artigo especial com tudo o que você precisa saber para atingir o público certo e aumentar o engajamento no perfil do seu negócio. Vamos lá?!
O que é Instagram para negócios?
O Instagram para empresas nada mais é do que um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham um perfil comercial, criem anúncios e acessem dados dos seguidores na rede social.
Por alguns anos, empresas de todos os segmentos usavam o Instagram “no escuro” para ganhar audiência e se conectar com o seu público. Porém, tudo mudou em 2016, quando o aplicativo lançou o Instagram for Business, cujo objetivo principal era melhorar a experiência e ajudar os empreendedores na rede social.
Quais as vantagens de usar o Instagram para negócios?
O Instagram é o local perfeito para postar fotos e vídeos de seus produtos ou serviços, uma vez que aumenta consideravelmente o alcance da sua marca e possibilita um atendimento ao cliente rápido e prático.
A rede social é utilizada por mais de um bilhão de pessoas no mundo inteiro e, segundo a Meta, mais de 90% das pessoas seguem ao menos uma empresa nesta rede social.
Apenas essa estatística já seria o suficiente para mostrar a importância de um empreendimento estar presente nessa rede social, não é mesmo? Mas, além disso, a utilização do Instagram para negócios traz inúmeras vantagens. Confira algumas delas a seguir.
Acesso aos dados analíticos
A primeira vantagem em usar o Instagram para empresas certamente é o acesso às métricas do perfil, já que, por meio dessas informações, é possível fazer alguns ajustes estratégicos para melhoria de desempenho dos posts.
Os principais indicadores são:
- Alcance de publicações (representa quantas contas foram atingidas pela sua publicação)
- Impressões (quantas vezes sua publicação foi vista de forma geral)
- Visualizações de perfil (quantas contas visualizaram o seu perfil)
- Cliques no site (quantas pessoas clicaram no link que você deixou disponibilizado no seu perfil)
Criação de anúncios
Ter um perfil comercial é um dos pré-requisitos para criar anúncios online no Instagram. De acordo com a própria plataforma, 50% dos usuários dizem ficar mais interessados em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.
Isso mostra a importância de fazer propagandas neste aplicativo, que permite a segmentação do seu público por interesse, comportamento, dados demográficos ou direcionamentos ainda mais específicos.
Visibilidade
A frase “quem não é visto, não é lembrado” faz muito sentido! Atualmente, o digital e as vendas online são grande parte dos lucros das mais diversas marcas, sejam elas de grande ou pequeno porte.
O Instagram é o canal perfeito para atingir pessoas do mundo inteiro, já que ele permite o engajamento e a aproximação entre pessoas e marcas.
Instagram Shopping
Um dos usos da rede social é torná-la uma vitrine para angariar novos clientes, negociar encomendas e entregas por meio de mensagens no Direct. O Instagram Shopping é uma funcionalidade extremamente útil para negócios que lidam com o consumidor final.
Com essa ferramenta, o usuário pode tocar na imagem para ter acesso a dados do produto visualizado, como o preço e site onde comprar.
Como ter um Instagram para negócios?
Se você tem uma empresa ou é um prestador de serviços, já deve ter notado a importância de ter um perfil no Instagram especializado para negócios, certo? Devido à facilidade de ter uma versão Business, não faz mais sentido configurar a sua conta como pessoal.
Para isso, você só precisa:
- Acessar as configurações do seu perfil a partir do menu que fica no canto superior direito
- Clicar em Conta
- Selecionar a opção Mudar para conta comercial
- Escolher a categoria que mais se encaixa no seu perfil
- Conectar o perfil do Instagram a uma página no Facebook;
- Ou escolha a opção Não conectar ao Facebook
3 dicas para você ter sucesso com o Instagram para negócios
Agora que você já tem um Instagram para negócios, confira a seguir três dicas de ouro que vão te ajudar a ter melhores resultados na rede social.
1- Esqueça o seu produto (parece mentira, mas funciona!)
A princípio, de nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente.
As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Portanto, esqueça um pouco o seu produto ou serviço e foque em gerar interesse nos seus seguidores.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, misture seus posts de venda com dicas de como combinar peças de roupa, faça posts de humor, atualidades, motivação e, claro, esteja sempre relacionando essas postagens com o seu nicho.
2- Interaja com os seus seguidores
Responda comentários, mensagens no Direct, curta publicações de clientes, faça enquetes nos stories… use e abuse das interações no Instagram! Isso faz com que o seu engajamento aumente consideravelmente na plataforma. Isso significa que, quanto maior o número de interação, mais pessoas terão acesso aos seus posts no dia a dia.
É dessa maneira que o algoritmo do Instagram funciona. Se você não interagir com uma página, ele entende que aquele conteúdo não é relevante para você e, assim, vai diminuir o alcance para evitar que você saia do aplicativo.
Tente encaixar em sua rotina e grade de tarefas horários específicos para acessar sua caixa de entrada no Instagram e interagir com as pessoas que escreveram para você.
3- Mantenha uma boa frequência de postagens
“Quantas vezes na semana devo publicar no Instagram?” Essa certamente pode ser considerada a pergunta do milhão na rede social. A verdade é que não existe uma resposta certa para tal. No entanto, podemos afirmar que, quanto mais, melhor!
Se puder, publique todos os dias. Senão, tente manter uma boa frequência de postagens, para evitar que o público “esqueça” da sua página. O ideal é observar o comportamento dos seus seguidores e postar nos momentos em que eles engajam mais.
Em relação aos stories, a premissa de conteúdos diários faz muito mais sentido. Segundo o próprio Instagram, mais de 250 milhões de stories são postados todos os dias. Compartilhe seu dia a dia, os bastidores da sua empresa, converse com seu público e crie uma proximidade com eles – estes são conteúdos característicos desse formato
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E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como impulsionar no Instagram, não deixe de conferir outras dicas como essa no blog da Mais Vívida!
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Até a próxima!
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Agradecemos pelo seu comentário Daniely!
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