Afinal, por que o celular esquenta tanto? Será que é normal? Essa é uma dúvida muito recorrente, afinal de contas, quem aí não anda com um smartphone para cima e para baixo?
A verdade é que um celular esquentando é o tipo de problema que qualquer eletrônico pode passar. Sim, “problema”. Apesar de ser comum, isso não significa que seja uma situação normal.
Como em qualquer outro dispositivo eletrônico, os smartphones produzem calor por causa das correntes de energia em seus componentes. No entanto, em alguns casos, esse aquecimento pode ser maior do que o normal, o que, consequentemente, pode causar problemas aos aparelhos.
Por essa razão, vamos te explicar neste post, aqui no blog da Mais Vívida, porque o celular esquenta, os principais motivos que podem estar contribuindo para o superaquecimento do seu aparelho e, claro, como resolver esse problema. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber!
Afinal de contas, por que o celular esquenta muito?
Vários motivos podem explicar um celular esquentando. O mais comum deles é o uso prolongado de aplicativos mais pesados, isto é, aqueles que ocupam muito espaço na memória RAM (a memória mais operacional) do seu aparelho.
No entanto, outras razões podem explicar o superaquecimento, como:
- Muitos aplicativos em aberto ao mesmo tempo
- Versão desatualizada do sistema operacional
- Falhas (bugs) no sistema
- Utilizar uma grande quantidade de dados para sincronização com a nuvem, e-mail ou outras contas.
- Carregar a bateria com um cabo USB danificado ou falsificado
- Bateria com defeito
- Algum componente interno com erro
- Ligações telefônicas longas
- Celular infectado por vírus
Além de todas essas, também devemos levar em consideração a temperatura do ambiente. Deixar um celular exposto ao sol por muito tempo, por exemplo, certamente vai deixá-lo mais quente que o normal.
A Apple, por exemplo, sugere que os aparelhos com o sistema operacional iOS sejam usados em temperaturas com ambiente entre 0 e 35 °C. Inclusive, todos os dispositivos da marca travam o sistema quando a temperatura ultrapassa o permitido, para garantir que não sejam danificados. Nessas condições ainda é possível realizar chamadas de emergência, mas você só conseguirá usar o aparelho quando esfriar e sair da condição de superaquecimento.
Quando devo me preocupar com o celular esquentando?
Apesar da temperatura sugerida pela Apple, o normal é que os celulares funcionem entre 37° C e 43°C. Caso note que o seu dispositivo está mais quente que o normal com uma certa frequência, é preciso ter atenção, pois isso pode causar alguns problemas no sistema ou até mesmo danificar componentes internos.
Aliás, uma boa dica para medir a temperatura interna dos aparelhos é utilizar um aplicativo específico para isso, como IDA64, Cooling Master e CPU-Z, por exemplo, disponíveis tanto para Androids quanto para iPhones.
Celular esquentando? Veja o que fazer!
Agora que você já sabe porque o celular esquenta muito e que isso pode danificar seriamente o seu aparelho, veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema. Caso nenhuma das informações sejam úteis, o ideal é levar o aparelho para uma avaliação técnica em uma loja especializada.
1- Desative funções que não estão em uso
A princípio, desativar as funcionalidades que não estão em uso no aparelho pode ajudar a evitar aquecimentos. Funções como bluetooth, dados móveis, GPS e Wi-Fi podem consumir muitos recursos do aparelho.
Portanto, quando notar o celular aquecendo, uma alternativa é desativar as funções que não estão sendo utilizadas no momento. Assim, com menos processos em andamento, o sistema do aparelho pode começar a esfriar e retornar à temperatura anterior.
2- Exclua aplicativos e arquivos que não são utilizados com frequência
Além de contribuir para o bom funcionamento do seu sistema, excluir todos os aplicativos e arquivos que não são usados com frequência pode evitar que o seu celular esquente.
Se você perceber essa mudança de temperatura, procure pelos apps que estão instalados mas não são abertos há um bom tempo. Além disso, vasculhe seus arquivos salvos e tente remover alguns.
3- Evite usar apps pesados por períodos muito longos
Passar horas e horas jogando aquele seu jogo favorito pode ser muito tentador. Porém, é preciso ter cuidado para não exigir muito de seu aparelho.
Os aplicativos que normalmente usamos com mais frequência no dia a dia, como WhatsApp, Facebook, Instagram e TikTok, por exemplo, dificilmente vão fazer com que o seu celular aqueça. Agora, no caso dos que ocupam muito espaço na memória RAM, vale dosar os períodos de utilidade.
4- Diminua o brilho da tela
Você é daquelas pessoas que usam o celular com o brilho máximo? A gente sabe que fica muito melhor para visualizar o aparelho, porém, diminuir o brilho da tela do aparelho é um outro cuidado para evitar aquecimentos.
Isso acontece porque quando estamos usando o celular por muito tempo com brilho alto, mais bateria é consumida. Daí além dele aquecer, ele também pode acabar descarregando mais rápido.
5- Troque o carregador
Como dissemos acima, é comum que o celular esquente durante o carregamento. Em casos como esse, o mais indicado é não mexer no celular durante o processo e evitar deixá-lo em superfícies de pano, que podem concentrar o calor, ou carregando à luz do sol.
Agora, se ainda assim notar superaquecimento e tiver utilizando carregador original, é importante trocar o carregador ou a tomada e verificar novamente se o problema persiste. Caso você esteja utilizando um carregador paralelo, saiba que, além de perigoso para você, pode danificar o seu aparelho.
6- Tire a capinha do celular
Outra dica de como resfriar o celular é tirar a capinha protetora dele. Em alguns casos, é possível que ela acabe dificultando a saída de calor do seu aparelho. Por essa razão, uma das soluções é evitar deixar ele carregando com capinha e removê-la quando ele estiver muito quente.
Nada ajudou, e agora?
Quando os aquecimentos são muito recorrentes, vale a pena levar seu celular para uma avaliação técnica. Com essas dicas você pode evitar aquecimentos e resfriar seu aparelho. No entanto, se o problema persistir, a ajuda de um profissional qualificado pode ser a melhor alternativa.
E aí, o que achou das nossas dicas de aplicativos para idosos? Caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!
Eu estava usando o aparelho num voo internacional começou a esquentar de repente que pensei que ia explodir.Desliguei imediatamente
Olá Elaine, imagino a situação! O importante é manter a calma e se atentar aos passos acima.
Sabia que como aluna Mais Vívida você pode aprender muito mais?
Entre em contato conosco pelo número (11) 97563-7087 para saber mais sobre nossas aulas!