Afinal, como aumentar a memória do celular? Essa pode ser considerada a “pergunta do milhão”. Quem nunca gravou um vídeo super legal e, logo em seguida, recebeu a mensagem de que não seria possível salvar o arquivo devido à falta de memória.
Frustrante, né? Por sorte, por mais que os smartphones saiam das lojas com uma capacidade interna fixa, existem algumas maneiras de aumentar a memória do celular.
Leia também: 4 dicas para você organizar o seu celular
1- Salve os seus arquivos em nuvem
A primeira dica de como usar de forma eficiente a memória do seu celular é… usar e abusar de salvar os arquivos na nuvem. Essa é uma forma de não ocupar o armazenamento interno do seu aparelho, salvando todas (ou boa parte, pelo menos) das suas fotos, vídeos e outras mídias em uma nuvem como o Google Drive, por exemplo, e deixando a memória do telefone mesmo mais livre
Conforme explicamos em outro post aqui no blog da Mais Vívida, o Google Drive é uma ferramenta de armazenamento e compartilhamento muito dinâmica, que pode ser usada tanto em celulares Android (como Motorolas, Samsungs e Xiaomis) quanto em dispositivos iOS (iPhones). Também é de mais fácil acesso para quem possui uma conta Gmail, que é muito comum hoje em dia.
Embora isso não seja exatamente uma forma de aumentar a memória do celular, é uma dica fácil e rápida de conseguir guardar mais dados mesmo em dispositivos com pouco espaço físico disponível.
2- Use um cartão de memória
Antes de tudo, vale destacar que essa é uma dica apenas para quem tem celular Android, com a versão acima do 6.0 Marshmallow. Para ver a versão do seu celular:
- Configurações.
- Selecione Sobre o telefone.
- Em “Versão Android”, aparecerá um número. Esse número é a versão do sistema operacional do seu dispositivo.
Visto esse detalhe, saiba que é possível transformar um cartão de memória em memória interna do seu celular, de modo que ele passe a ser usado como uma extensão do espaço padrão ao invés de uma unidade separada.
Para isso, basta seguir esse passo a passo:
- Abra as Configurações e clique na opção “Armazenamento”, Armazenamento e USB” ou equivalente. (varia conforme o fabricante)
- Clique em “Formatar como interno” e depois em “Limpar e formatar”, “Formatar cartão SD” ou a opção correspondente.
- Aperte em “Formatar como interno” e depois em “Limpar e formatar”, “Formatar cartão SD” ou a opção correspondente.
Feito isso, seu cartão de memória será transformado numa extensão do espaço interno do seu celular Android, armazenando tanto arquivos quanto apps.
Ah, se você não tem um cartão de memória, você pode comprar um modelo que seja compatível com o seu celular em uma loja apropriada ou até mesmo pela internet.
Você também pode gostar: 5 curiosidades sobre a memória do celular que você precisa saber
3- Pen drive para smartphone?
Sim, existe pen drive para plugar diretamente no seu celular, sem a necessidade de conectar a um computador! No geral, eles são bem parecidos com os pen drives normais, mas possuem uma entrada diferenciada para permitir a conexão.
Na internet, você pode encontrar modelos com as mais variadas capacidades de armazenamento. Os modelos mais comuns, de 32 GB, podem ser encontrados com valores muito acessíveis, enquanto dispositivos mais parrudos, de 128 GB, saem um pouco mais caros.
Ah, e durante a procura, lembre-se de escolher um pendrive que seja compatível com o sistema operacional do seu celular – um pendrive para iPhone não conecta em dispositivos Android (e vice-versa).
4- HD externo
Essa dica é para quem tem MUITOS arquivos no celular e, por essa razão, precisa de um espaço de armazenamento muito maior.
Um HD externo funciona como um pen drive, no entanto, com uma capacidade de armazenamento infinitamente maior. É possível encontrar modelos que vão de 500 GB a 2TB (dois mil GB).
A parte ruim é que é um objeto grande, quase do tamanho de um smartphone, e você vai ter que ficar carregando por aí. Além disso, o preço também não é dos mais baratos, se você realmente quiser um HD externo, a dica é pesquisar bem antes de comprar.
Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog
E aí, o que achou das nossas dicas de como aumentar a memória do celular? Agora que você já sabe como deixar o seu celular mais fácil de usar no dia a dia, não deixe de conferir outras dicas de tecnologia em nosso blog! Te esperamos lá!
Ah, caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!