A memória do celular contém muito mais informações do que você imagina. Inclusive, a capacidade de armazenamento interno é um dos fatores mais importantes que devem ser levados em consideração no momento de comprar um novo smartphone.
Isso porque um celular com pouca memória tende a travar com um pouco mais de frequência, ao baixar aplicativos e salvar vídeos, fotos e outros arquivos além da conta.
Só aí já deu para notar que a memória do celular é um assunto importante, certo? Então, para te inteirar mais sobre o tema, separamos cinco informações sobre a capacidade interna dos smartphones que você precisa saber. Vamos lá?! Continue a leitura e confira!
1- A procura por celulares com mais armazenamento cresce no mundo inteiro
Um levantamento realizado pela Counterpoint Research mostra que os consumidores do mundo todo têm procurado celulares com mais armazenamento. Além disso, a pesquisa revelou que a média global de espaço interno dos smartphones ultrapassou 100 GB, tanto com o sistema Android como no iOS.
Isso mostra que as pessoas estão preocupadas em relação à capacidade dos celulares, afinal de contas, ninguém quer ter um aparelho lento em mãos, muito menos ficar sem salvar aquela foto da sua família, certo?
2- O celular com maior armazenamento
E pensar que o primeiro iPhone, lançado em 2007, tinha a capacidade máxima de 16 GB! Hoje, é possível encontrar smartphones com a incrível memória interna de 1 terabyte, o equivalente a 1000 GB.
É o caso do Galaxy S10 Plus, da Samsung, por exemplo. Além disso, o smartphone ainda pode expandir a memória por meio de um cartão microSD de até 512 GB. Nem precisaria utilizar um serviço em nuvem como o Google Drive, não é mesmo?
3- O quanto de memória do celular eu preciso?
Afinal, o quanto de memória eu preciso no meu dia a dia? 32, 64, 128 ou 250 GB? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem está procurando por um novo celular. A verdade é que não há uma resposta certa. Mas podemos te dar uma dica: quanto mais, melhor!
Em 2018, por exemplo, 64 GB era um espaço considerado suficiente para atender às principais necessidades do dia a dia, pois permite a instalação de diversos apps e também guardar arquivos.
Atualmente, pode ser que 64 GB não sejam o suficiente, levando em consideração a quantidade de redes sociais que usamos todos os dias, além de uma bela lista de aplicativos indispensáveis.
4- Cartão de memória
Você sabia que é possível expandir a memória do celular? Com um cartão de memória, você consegue aumentar a capacidade de armazenamento do seu smartphone e, assim, salvar muito mais arquivos nele.
Os smartphones com suporte a essa tecnologia permitem mover aplicativos para o cartão para liberar espaço na memória interna. No entanto, nem todos os apps instalados podem ser movidos, como é o caso do WhatsApp, por exemplo.
A Samsung, por exemplo, apresenta vários celulares que permitem o uso de cartões de memória. Porém, também existem empresas não permitem o uso do microSD como a Apple, que nunca ofereceu esta alternativa para o iPhone. Quando for comprar um aparelho novo, não esqueça de perguntar se ele possui essa função.
5- Memória RAM e memória interna são as mesmas coisas?
Não! Muita gente confunde memória RAM com a memória interna do celular. Mas, para falar a verdade, suas funções são totalmente diferentes. Enquanto a memória interna armazena definitivamente todos os arquivos (aplicativos, fotos, músicas e documentos, por exemplo), ou seja, é a capacidade de armazenamento de itens em seu telefone, a memória RAM encaminha os dados ao processador. Explico:
A RAM é responsável por levar as instruções para o processador do telefone e melhorar a agilidade ao acionar aplicativos. Dessa forma, quanto mais memória RAM, melhor o celular deve funcionar.
De forma prática, a memória RAM é aquela consumida enquanto você mexe em seu telefone. Quanto maior a memória RAM, mais tarefas ela permite que você faça ao mesmo tempo.
Visite o blog da Mais Vívida para mais dicas de tecnologia
E aí, o que achou das nossas curiosidades sobre a memória do celular? Agora que você já conhece um pouco mais sobre a capacidade de armazenamento dos smartphones e a importância de mantê-la sempre limpa, não deixe de conferir outras dicas de tecnologia em nosso blog! Te esperamos lá!
Ah, caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!
Realmente essas informações sobre memória são muito importantes. Ainda mais pelo fato de que os apps e jogos atuais ocupam muito espaço de armazenamento. Parabéns pelo texto.
Obrigado Erick! Qualquer sugestão de tema não deixa de colocar aqui para a gente! Tem alguma coisa que você quer muito aprender?
Este artigo foi um lembrete importante sobre a relevância do armazenamento em nossos smartphones. À medida que nossas vidas se tornam mais digitais, ter mais espaço se torna fundamental.
Isso mesmo Enzo, a organização do smarthphone é essencial para utilização plena e com qualidade do seu aparelho!
Quer aprender mais sobre esse assunto?
Entre em contato conosco pelo número (11) 97563-7087, ficamos esperando seu contato, abraços! 😇