Já parou para pensar sobre quanto os celulares evoluíram na última década? O que antes servia apenas para realizar ligações, hoje em dia, funciona como uma “extensão do nosso corpo”. Afinal, quem aí consegue viver sem um smartphone?
Mais do que isso, quem nunca sentiu que deixou uma parte de si em casa ao esquecer o celular em cima da mobília? Hoje, resolvemos praticamente tudo na palma da nossa mão.
O que você diria se alguém chegasse a você na década de 90 e dissesse que, em 2022, seria possível fazer a compra dos mantimentos do mês para a sua casa sem sair do sofá? “Loucura!”, provavelmente seria a resposta.
E pelo que estamos acompanhando, todos os recursos que os celulares nos oferecem ainda devem ser aumentados. Para falar a verdade, a tecnologia veio para ficar, mas ela nunca se acomoda. Sempre ficaremos espantados com as inovações que são lançadas dia após dia.
Mas, agora, já parou para pensar que os celulares antigos, aqueles que mais se pareciam com um tijolo, que quase não cabiam dentro do bolso da calça, possuem alguns atributos que fazem muita falta nos modelos disponíveis no mercado atualmente?
Não acredita? O blog da Mais Vívida listou cinco recursos dos celulares antigos que fazem falta nos smartphones atuais. Continue a leitura e confira tudo!
1- Bateria “infinita”
Que atire a primeira pedra quem nunca saiu de casa sem carregador e ficou sem bateria durante horas na rua. Para aqueles que estão com o smartphone com a bateria danificada, ou melhor, que está “viciada”, essa situação é extremamente recorrente.
Nos celulares antigos isso dificilmente acontecia. Existiam modelos que as baterias duravam dias (isso mesmo, dias!). Nos smartphones de hoje, isso seria praticamente impossível de acontecer – a menos que eles não sejam usados.
Além disso, outro ponto bastante positivo em relação aos celulares antigos era a facilidade de trocar a bateria. Caso apresentasse problema, bastava comprar uma nova em uma loja especializada, tirar a capinha de trás e substituir a peça.
Já os smartphones atuais são mais difíceis de serem desmontados. Por esse motivo, as fabricantes recomendam que qualquer peça danificada seja trocada por profissionais.
2- Rádio
Quem não ama ouvir um programa de rádio? Diferentemente do que muita gente pensa, o consumo de conteúdo via rádio aumentou no último ano, mesmo com tantas opções. De acordo com o estudo chamado Inside Rádio 2021, da Kantar IBOPE Media, 80% da população brasileira ouve rádio com frequência.
Provavelmente, se os smartphones viessem com transmissores de rádios AM/FM, assim como os celulares antigos, esse número seria ainda maior. Bastava pôr para fora a antena do aparelho e pronto!
Vale lembrar que também é possível escutar rádio nos smartphones atuais. Porém, é necessário ter conexão com a internet e fazer o download de aplicativos específicos para isso.
3- Facilidade de uso
Os smartphones possuem tantas e tantas funções que fica até difícil de aprender a mexer em todas, né? Os aparelhos antigos, por terem menos recursos, eram muito mais fáceis de usar.
A navegação mais simples dos sistemas antigos fazia com que todos conseguissem utilizá-los. Mas, cá entre nós, dominar o seu smartphone cheio de ferramentas e aplicativos não é tão difícil assim – ainda mais para aqueles que têm acesso a um Anjo da Mais Vívida!
4- Maior resistência a quedas
“Cai no chão, quebra o chão”. Aqueles memes com os celulares Nokia, do tipo tijolo, fazem um tremendo sucesso até hoje. Por mais que eles estejam extremamente ultrapassados, a resistência que eles tinham é de dar inveja a qualquer celular de última geração.
Os modelos fabricados pela Nokia eram produzidos totalmente em plástico rígido e apresentavam uma excelente durabilidade e resistência a quedas.
Já os celulares atuais geralmente são quase 100% de vidro e, por isso, são muito mais frágeis. Basta uma queda para estourar a tela, principalmente se estiver sem uma boa película e uma capinha protetora.
5- Proteção de dados
Os celulares antigos tinham conexão extremamente limitada. Internet? Apenas para aqueles computadores enormes – e olhe lá! Só era possível realizar ligações e enviar SMSs.
No caso dos celulares atuais, por conta da ampla variedade de funcionalidades, faz com que eles sejam bastante suscetíveis a invasões de golpistas em comparação aos aparelhos de antigamente, que praticamente não sofriam riscos como esse.
Visite o blog da Mais Vívida
E aí, o que achou das nossa lista? Bateu uma nostalgia por aí?! Caso tenha faltado uma outra funcionalidade que faz muita falta nos celulares atuais, deixe nos comentários. Ah e não se esqueça de visitar o blog da Mais Vívida para mais dicas que vão te ajudar a dominar o seu celular!
E caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo do seu smartphone, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!