“Num é só ligar na tomada e pronto?” Se engana quem acredita nisso… A verdade é que saber como carregar o celular corretamente é fundamental para garantir o bom funcionamento do seu aparelho e, claro, que a bateria dele dure por muito mais tempo!
Problemas com a bateria do celular são mais comuns do que gostaríamos. Inclusive, muitos simplesmente descartam o aparelho ao notar que a bateria está durando menos do que quando era novo.
O que muitos não sabem é que a forma como o smartphone é usado no dia a dia e como ele é recarregado influenciam diretamente na vida útil do aparelho.
Por essa razão, para te ajudar a evitar esses erros tão comuns que podem prejudicar o seu telefone, preparamos cinco dicas valiosíssimas de como carregar o celular corretamente. Confira a seguir!
1- Pode deixar o celular carregando durante a noite?
Quando falamos em qual o jeito certo de carregar um celular, a primeira pergunta que muitos fazem é: pode deixar o celular carregando durante a noite inteira? A resposta é sim!
Existe a premissa de que deixar o celular por muito tempo na tomada pode fazer com que ele exploda. No entanto, se você tem o hábito de deixar o seu aparelho carregando a noite inteira enquanto você dorme, fique tranquilo(a). Não há riscos do celular sofrer um superaquecimento – muito menos dele explodir!
O que muitos não sabem é que as baterias dos telefones modernos são feitas de íons de lítio e equipadas com mecanismos inteligentes feitos para interromper automaticamente o recebimento de energia quando já estão suficientemente carregadas.
Isso significa que mesmo que o smartphone permaneça conectado à tomada durante o período, a bateria para de receber energia quando atinge 100% de sua capacidade. Por isso, ela não sofre os efeitos da sobrecarga e consequente diminuição do seu tempo de vida, como ocorria nos telefones do passado.
2- Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
Você costuma deixar o seu celular zerar 100% a bateria para, assim, conectá-lo na tomada? Então pare imediatamente!
Quando a bateria do seu celular descarrega totalmente, um novo ciclo é iniciado. Cada ciclo faz parte da vida útil dela (tempo em que ela consegue funcionar em sua melhor capacidade). Carregar o celular diariamente, antes de chegar ao fim da bateria, faz com que ela seja naturalmente prolongada.
As baterias dos celulares feitas de íons de lítio podem garantir entre 200 a 500 ciclos de carregamento dependendo do modelo de bateria.
Dessa forma, evitar deixar o celular descarregar completamente é algo que preserva estes ciclos de carregamento. Seguindo esse cuidado diário, você pode fazer a bateria do seu celular durar mais do que o esperado.
3- Carregue até a porcentagem ideal
Afinal, existe uma porcentagem ideal de carga para poder tirar o celular do carregador? Se você respondeu 100%, temos uma má notícia pra te dar…
A gente sabe que ver o ícone de bateria completamente cheio pode dar uma sensação de paz no coração (risos) principalmente de quem tem uma rotina fora de casa. No entanto, essa prática não é tão boa para baterias de íon de lítio – sempre elas!
Calma que nós vamos te explicar. Você já deve ter notado que os celulares mais novos com sistema de carregamento rápido geralmente carregam mais rápido no início e vão diminuindo a velocidade até chegar a 100%. Existe uma explicação para isso: segundo a Apple, a recarga mais lenta a partir dos 80% é uma questão de longevidade. Nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria excede o limite recomendado.
O ideal, nesse caso, é manter o seu celular carregado entre 20% a 80% para aproveitar uma melhor capacidade de bateria e funções do dispositivo.
Alguns dispositivos também possuem essa dica embutida nele, como é o caso da Samsung – na parte de ajustes de bateria, você pode selecionar para carregar apenas até 85% sempre que conectar o carregador.
4- Carregador? Só o original!
A gente sabe que os carregadores originais normalmente são bem caros aqui no Brasil. Alguns podem custar entre R$ 200 e R$ 300, dependendo da marca do aparelho. É por esse motivo que muitos preferem comprar carregadores paralelos (falsos). No entanto, o ditado “o barato sai caro” nunca fez tanto sentido.
Todas as fabricantes de celulares indicam sempre utilizar o carregador original que acompanha o smartphone. Essa é a única forma de ter certeza de que o acessório irá trabalhar na voltagem correta e fornecer a corrente conforme os requisitos da bateria.
Ao usar um carregador falso, não há nenhuma garantia de que a bateria irá recuperar energia no ritmo esperado. Mas, além disso, há uma questão de segurança envolvida.
Um estudo da organização britânica Trading Standards, por exemplo, que realizou uma série de testes com carregadores de celular, afirma que, de 400 carregadores da Apple falsificados testados, 397 falharam em quesitos básicos de segurança. Pasmem!
A maioria desses carregadores também apresentou isolamento insuficiente contra descargas elétricas (vale aqui indicar o que isso pode ocasionar). Na mesma ocasião, a organização alertou que os riscos de usar carregadores piratas poderiam ser fatais.Você entendeu né?
Além de descargas elétricas, cabos falsificados ou defeituosos podem fazer com que os dispositivos esquentem demais e até cheguem a explodir. Ou seja, além de danificar o seu aparelho, optar pelo “mais barato” pode colocar a sua vida em risco.
5- Pode usar o celular enquanto ele carrega?
Quem nunca deu aquela conferida no “Zap Zap” ou nas novas publicações dos amigos e familiares no Facebook enquanto o celular carrega? Dar essa mexidinha, vez ou outra, não vai danificar o seu aparelho – no máximo, irá fazer com que o carregamento seja mais lento.
O que não é indicado, neste caso, é fazer isso sempre. Por mais que as baterias atuais não viciem, essa prática pode diminuir a vida útil dela. Isso porque o celular esquenta bastante enquanto carrega na tomada, e utilizá-lo durante esse tempo faz com que superaqueça.
Além disso, essa prática é ruim para a bateria, pois distorce o ciclo de carga e pode até mesmo induzir miniciclos, em que parte da bateria dá um ciclo contínuo e se deteriora mais rapidamente do que o restante.
Confira mais dicas de tecnologia no blog da Mais Vívida!
E aí, o que achou das nossas dicas de como carregar o celular corretamente? Caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!
O item 1 diz que pode carregar 100%.
O item 3 diz que não pode carregar 100%.
Qual informação é a correta ?
Olá Mauro, tudo certo?
Agradecemos por compartilhar sua dúvida conosco. Vamos esclarecer: Pode carregar até 100%!
Em geral, os smartphones modernos são projetados para permitir que a bateria seja carregada até 100% sem causar danos significativos. No entanto, é importante observar que a eficiência da bateria pode diminuir ao longo do tempo com o uso. Carregar seu celular até 100% geralmente não é um problema, desde que você utilize carregadores e práticas de carregamento adequadas.
Quer aprender mais sobre esse assunto?
Entre em contato conosco pelo número (11) 97563-7087, ficamos esperando seu contato, abraços! 😇