Após os 60 anos, torna-se muito importante cuidar da saúde da nossa voz porque é nesta fase que há um aumento na tendência de flacidez da face e da região do pescoço. Com isso, podemos adquirir “calos” nas pregas vocais pelo esforço ou uso inadequado dos músculos da face.
O que é saúde vocal?
A voz reflete muito sobre como estamos, é responsável por boa parte da nossa comunicação e é uma forma de tocar as outras pessoas. Nem sempre ela está em suas condições normais e pode até mesmo estar doente. Quando nos estressamos por exemplo, ou estamos tensos com alguma situação, tendemos a respirar da maneira errada e isso afeta a nossa voz. Se fazemos isso em excesso, podemos causar nódulos, edemas ou lesões nas cordas vocais. Outros hábitos como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas também podem irritar a mucosa da laringe e causar outras doenças mais graves.
Saúde vocal nada mais é que ter uma prega vocal sem lesão funcional, voz com boa qualidade e sem cometer esforços desnecessários no dia a dia. É fazer um bom uso da voz diariamente, inclusive profissionalmente – se você é professor, cantor, ator ou radialista, por exemplo.
Lembre-se: a saúde da sua voz é também parte de sua saúde física!
10 cuidados que você deve tomar para promover e preservar a saúde vocal:
– beber líquidos o suficiente para hidratar todo o seu corpo, o que inclui as pregas vocais
– mastigar bem os alimentos, de boca fechada, devagar, alternando os lados e estimulando toda a musculatura facial (de grande importância para a saúde das funções básicas para a nossa vida, tais como: respiração, deglutição, fala, entre outros)
– cuidar da postura corporal para preservar as suas articulações e ossos, beneficiando também os músculos faciais e a melhor projeção da sua voz – deglutir a saliva ao invés de pigarrear ou raspar a garganta
– respirar de boca fechada sempre que possível, com a ponta da língua na parte rugosa da boca, 1/2 cm antes dos dentes superiores; isso nos ajuda a filtrar e aquecer o ar que entra e passa na garganta
– comer diariamente frutas cítricas, banana e/ou maçã para hidratar e ativar a circulação sanguínea da sua garganta
– evitar chocolate e derivados de leite, que aumentam o muco nas pregas vocais
– evitar os alimentos de difícil digestão, pois sobrecarregam a musculatura do abdômen e podem provocar refluxo gástrico, o qual interfere na qualidade vocal
– diariamente, fazer aquecimento e desaquecimento vocal:
inspire e solte o ar pelo nariz, faça micro-movimentos cervicais, movimente a sua língua dentro da boca, vibre os lábios e a sua língua, e faça movimentos circulares com o seu ombro.
No vídeo abaixo, faço a demonstração desses exercícios para que você possa acompanhar.
se você ficar com cansaço para falar e com voz áspera ou rouca por mais de 3 dias consecutivos, consulte um(a) fonoaudiólogo(a) e um(a) otorrinolaringologista.
CUIDE BEM DA SUA VOZ! ELA INFORMA, ACOLHE E CONFORTA O OUVINTE.
Um abraço,
Felomenia Pinho – fonoaudióloga (CRFa 2-4982) que estuda o movimento humano desde 2000, é eutonista, terapeuta Reiki e, atualmente, cursa formação em Terapia Alfacorporal. Saiba mais em: www.felomeniapinho.com.br