Afinal, como proteger o WhatsApp? Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente para quem mora aqui no Brasil. Isso porque, com tanta gente usando esse app todos os dias, os golpistas encontraram uma forma de usar este canal para aplicar golpes.
Para se ter uma ideia, um estudo chamado “Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil” revela que 43% dos usuários de WhatsApp no Brasil foram alvo de um tipo de estelionato.
Uma outra pesquisa, desta vez feita pela plataforma Reclame Aqui, o WhatsApp é campeão de fraudes na internet no Brasil. Segundo os dados, a maioria das pessoas que caíram em golpes diz que foi enganada por meio de mensagens recebidas pelo aplicativo e teve a conta do aplicativo clonada.
Por esse motivo, entender como proteger o WhatsApp é importante para dificultar um pouco mais a vida dos fraudadores. Continue a leitura e confira o que você pode fazer para deixar a sua conta ainda mais segura e se livrar de golpes digitais.
Como proteger o WhatsApp de fraudes?
Por mais que o aplicativo seja 100% seguro e conte com diversas camadas de segurança que protegem os usuários, precisamos usar algumas medidas de segurança para evitar que golpistas tenham acesso às nossas informações.
A boa notícia é que proteger o seu WhatsApp de fraudes não é tão difícil quanto parece. A seguir, veja cinco dicas super simples que vão te ajudar a deixar a sua conta mais segura a partir de hoje.
1- Ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp
A verificação em duas etapas é um recurso opcional no WhatsApp, mas indicado para todos. Ao ativar, qualquer tentativa de uso do seu número de celular (em um novo aparelho e/ou por terceiros) terá que usar, também, um PIN de seis dígitos. Dessa forma, mesmo que o golpista consiga instalar o app, não vai conseguir usar seu número sem esse código.
Além disso, você pode inserir seu endereço de e-mail para caso venha a esquecer o código de acesso. É importante, no entanto, que a sua conta de e-mail esteja segura.
Para ativar a autenticação, é bem simples:
- Vá em em “Configurações”
- Procure a opção “Conta”
- Aperte em “Confirmação em duas etapas”
- Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
- Aperte em “Avançar”, confirme a senha escolhida e toque em “Avançar” novamente
- Digite um e-mail válido para usar caso esqueça este código. Toque em “Avançar”;Depois, confirme seu endereço de e-mail e clique em “Salvar”.
2- Não compartilhe o código enviado por SMS com ninguém
No momento de instalar o WhatsApp em um novo celular, o app envia uma mensagem de texto (SMS) com um código único. É esse número que os golpistas pedem que você envie. Portanto, se receber um SMS com algo que não reconhece ou não solicitou, nunca o repasse!
3- Mantenha o aplicativo atualizado
Atualize o seu WhatsApp sempre que possível! Quando a empresa que desenvolve atualiza o aplicativo, ela também melhora a segurança e fecha “brechas” que foram identificadas nas versões anteriores.
As equipes de segurança do Whatsapp estão sempre trabalhando para deixá-lo mais seguro e, atualizando o app, você garante que essas atualizações também estão sendo feitas no seu whatsapp.
Com uma certa frequência, portanto, verifique pela sua loja de aplicativos (App Store ou Google Play) se o seu WhatsApp precisa ser atualizado. Basta pesquisar pelo nome do aplicativo.
4- Evite abrir links desconhecidos
Recebeu uma mensagem com um link estranho? Antes de clicar, confirme com o remetente sobre o que é o link! Clicar em links suspeitos pode acabar fazendo o golpista ter acesso ao seu número ou, até mesmo, a todo o seu celular!
Normalmente, esse tipo de golpe é atrelado a coisas absurdas que chamam a atenção de qualquer um, como promoções fora da realidade, produtos grátis, sorteios etc.
>>> Já assistiu nossa aula super completa sobre Segurança na Rede e Fake News que demos para o SESC Piracicaba? Clica aqui para assistir
5- Cadastre sua digital ou rosto para acessar o app
Outra medida para proteger o WhatsApp é cadastrar a biometria para acessar o aplicativo – seja a impressão digital ou o reconhecimento facial, dependendo do seu aparelho. Com isso, só você poderá acessar suas mensagens.
Para cadastrar a biometria no WhatsApp em celulares da Apple:
- No WhatsApp, vá em “Ajustes”;
- Clique em “Conta” e depois em “Privacidade”;
- Selecione “Bloqueio de tela” e ative a biometria disponível (Face ID ou TouchID, dependendo do modelo).
Para cadastrar a biometria no WhatsApp em Androids:
- No WhatsApp, vá em “Ajustes”;
- Clique em “Conta” e depois em “Privacidade”;
- Selecione “Bloqueio por impressão digital” e ative a função (caso esteja disponível em seu aparelho).
Quer saber mais sobre a Mais Vívida? Visite o nosso site ou entre em contato diretamente conosco. Ficaremos muito felizes em te atender!
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em se informar mais sobre o WhatsApp e continuar aprendendo, clique aqui para ser atendido(a) por um de nossos especialistas.