Está chegando a tão esperada Black Friday 2022! Se você deseja economizar um bom dinheiro naquela televisão que você “namorou” o ano inteiro, ou até mesmo naquele smartphone de última geração que um familiar te indicou, esse é o dia perfeito!
A grande maioria das lojas criam promoções imperdíveis! No entanto, com o grande número de ofertas e empresas no mercado, muita gente acaba esquecendo que é preciso fazer muita pesquisa e estar atento à reputação das lojas, à qualidade de atendimento e às condições de entrega dos e-commerces.
A verdade é que todos devemos ter muito cuidado nesse momento. Promoções enganosas ou até mesmo golpes são extremamente comuns durante a Black Friday.
Para te ajudar a aproveitar esse dia de descontos, selecionamos 5 dicas para comprar com segurança na Black Friday! Continue a leitura e confira tudo a seguir!

O que é black friday e como surgiu essa data?
Antes de tudo, você sabe o que é a Black Friday? O termo “black friday” significa “sexta-feira negra”, traduzindo para o português.
Ela foi criada nos Estados Unidos na década de 60 para dar início ao grande período de compras natalícias no mercado. A data acontece sempre na última sexta-feira de novembro, que é no dia seguinte ao feriado norte-americano do Dia de Ação de Graças.
Aqui no Brasil, a Black acontece no mesmo dia que nos Estados Unidos e é considerada uma das datas mais importantes para o comércio varejista, apesar de ter se popularizado recentemente.
Como comprar com segurança na Black Friday
A Black Friday está chegando e, com ela, a insegurança de cair em golpes durante a data mais importante do varejo. Para te ajudar a comprar com total segurança e garantir que a sua Black Friday não se torne uma “Black Fraude”, confira as cinco dicas que preparamos:
1- Verificar se o site é confiável
Sites falsos, muitas vezes, são bem construídos e feitos para fazer você acreditar que eles são reais. Mas, existem alguns detalhes que podem te ajudar a identificar se a compra é segura:
- Confira se tem um cadeado na frente do nome do site, na barra de endereços.
- Veja, com calma, o endereço do site. Muitas vezes, as pessoas copiam mudando apenas uma letra.
- Confira a avaliação sobre a loja no site Reclame Aqui, um site que possibilita aos usuários postar reclamações sobre produtos e serviços oferecidos por diversas empresas.
Uma outra dica é verificar a credibilidade da loja. No site do Procon, por exemplo, há uma lista “negra” de sites da internet que não são confiáveis. Portanto, sempre dê uma olhadinha nela para garantir que a loja não esteja listada. (Clique aqui para ter acesso à lista)
2- Cuidado com promoções com preços muito baixos
“Nem tudo que reluz é ouro”. Essa frase faz muito sentido quando falamos em Black Friday. Os sites falsos, para atrair as pessoas, usam promoções muito abaixo da média a ponto de atiçar a tentação da compra.
Para evitar esse tipo de situação, é muito simples: se o produto estiver muito mais barato que o normal, desconfie! Por exemplo: dificilmente uma TV vendida por três mil reais custaria apenas mil durante a Black Friday.
3- Prefira pagar com cartão de crédito
Em geral, prefira usar cartão de crédito na hora de pagar suas despesas na Black Friday. Além da praticidade, o cartão é mais seguro: você tem meios de cancelar a despesa e pode recorrer à sua operadora para fugir de prejuízos se houver problemas com a loja ou se você for vítima de um golpe.
Muitos especialistas em segurança na internet destacam que as transações diretas, como o PIX, por exemplo, devem ser evitadas durante a Black Friday, pois faz com que o estorno do dinheiro seja mais complicado, diferentemente do cartão de crédito.
4- Confira se a loja existe
Existem milhares de lojas online na internet. Ou seja, é normal que você não conheça algumas delas. De qualquer forma, sempre observe se há um CNPJ exposto no final do site e consulte o número no site da Receita Federal para descobrir se o registro condiz com a loja.
5- Atenção com promoções via e-mail e WhatsApp
Uma das maneiras pelas quais os criminosos conduzem usuários a essas páginas falsas são através do e-mail ou do WhatsApp. A dica aqui é simples: sempre verifique se o site que está abrindo é verdadeiro!
6- Não use Wi-FI público
As redes Wi-Fi com conectividade gratuita, bastante comuns em espaços públicos, como em praças e shoppings, são úteis para que você acesse a Internet em caso de necessidade.
Porém, durante a Black Friday, elas devem ser evitadas a todo custo quando você está mexendo com dinheiro e seus dados pessoais. Isso porque esses Wi-Fis podem ser manipulados por fraudadores para roubo de dados bancários dos usuários que nelas estão conectados.
Visite o blog da Mais Vívida para mais dicas
E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como comprar com 100% de segurança na Black Friday, não deixe de conferir outros conteúdos sobre internet e redes sociais no blog da Mais Vívida.
Ah, caso precise de um Anjo para te ajudar a mexer em algum aplicativo ou rede social que tenha interesse em aprender a utilizar, agende uma aula gratuita de 30 minutos no melhor dia e horário para você!
Até a próxima!